DEPOIMENTOS

Depoimentos de ex-alunos, alunas, funcionárias e Professoras.

Envie no email abaixo sua história, depoimento ou mensagem sobre nossa escola, postaremos nesta página do blog!
Email: lab.mario.martins@emeb.saobernardo.sp.gov.br


Professora de Apoio aos Projetos Pedagógicos 
Claudia Lotufo

Fotos enviadas por ex-aluno em 10/9/2021

  "Meu nome é Carlos A. de Abreu, estudei no Mário Martins entre 1975 a 1977 na sexta, sétima e oitava série. Com toda humildade e pedindo desculpas aos alunos de outras eras, esses anos foram o melhor grupo de alunos e professores (Iuna Matemática, Rute Português, Alta Desenho ou Arte, Peri História, Tereza Ciências, e outros como o Sr. Orlando nosso Diretor) de todos os tempos.
  Esses três anos nossa classe se manteve com os mesmos alunos, conseguimos ganhar as gincanas de cada ano com viagens para Campos do Jordão, Serra Negra e mais um lugar que não recordo.
  Também em 1977 o Mário Martins teve a maior festa jamais repetida para uma professora palmeirense Dona Iuna. Nós comemoramos o título tão esperado do Timão foi um espetáculo muito marcante como estudantes.
  Hoje 40 anos depois continuamos a ter contato com muitos dos alunos e professores daquela época.
  E esperamos que essa mensagem chegue aos alunos daqueles anos e que vocês entre em contato para contar sobre esses 40 anos que estivemos distantes.
  Desculpas pelos erros, vivo fora do país e não tenho teclado em Português."
Obrigado,
Carlos de Abreu
03/02/2017
Em nosso canal do Youtube:

 "Recentemente procurei no Google informações sobre a escola que eu estudei de 1971 há 1980 - Mario Martins de Almeida, tive uma agradável surpresa ao me debater com um belo filme onde mostrou a construção e a escola recente. Foi uma viagem interessante. Depois descobri o Blog e as comemorações pelo aniversário da escola.
  Eu me chamo Antonio Richter Neto, tenho 49 anos, estudei no Mario Martins de Almeida de 1971 há 1980, visitando o blog do colégio eu li o depoimento da minha amiga professora Ana, eu estudei com a Aninha durante todo o tempo que ela também ficou no Mario Martins. Adoraria encontrar a nossa Professora Meire, que me ajudou muito na quarta série (conforme foto anexa) quantas saudades.
  Podem reparar que a Professora Ana está presente nas duas fotos que estou enviando (1971 e 1976).
  Parabéns pelo blog, muito legal vocês educadores darem oportunidade para antigos alunos de contarem histórias e relembrar bons momentos.
  O Mário Martins fez parte da minha vida e deixou ótimas lembranças."
Antonio Richter Neto




  "Meu nome é Nayara Cecilia, hoje tenho 23 anos, e tenho muito orgulho por ter estudado nessa Escola maravilhosa.Tenho muitas recordações boas e histórias inesquecíveis.
  Hoje quero agradecer por tudo que a Escola me ofereceu, nos quatro anos que eu estudei.
  Me lembro de todos os meu colegas do ano 1998 até 2001, das professoras, dos coordenadores, supervisores e os demais funcionários. 
  Estou mandado duas fotos da minha turma do II ciclo 3° serie e 4° serie (as únicas que eu tenho) e uma minha como estou hoje.
  Estou muito feliz por ter encontrado o blog,que foi o primeiro passo para eu reencontrar com meu colegas e Professoras."

  "Foto da turma da 8ª série em 1993 no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
  Diego, eu, Lidiane, Bonano, Vivi, Pexe, Janaina, Lara, Claudia, Lucas, Prof.ª Angela Maria, Milena, Karina, Ruth, Cibele, Prof.ª Vanda, Daniela, Angela, Juliana, Camila."
Flávia Peixoto Silva Munutti

"Eu lembro da professora Rute da 1ª série, que me ensinou ler e escrever."
Cristiana Aparecida Rosa
funcionária da escola que estudou aqui de 1978 à 1988.


  "Segue abaixo um ocorrido na escola Mário Martins, que marcou um dia específico na minha infância:
Nesta época tinha 8 anos de idade.
 Lembro que na semana em questão havia chovido muito e neste dia estava muito nublado mas não chovia. O dia estava muito triste, todas as portas das salas de aula do corredor central estavam fechadas.
 Quando chegou a hora do recreio os alunos nem desciam as escadas e rampas correndo como de costume. Então meus colegas e eu tivemos uma ideia:
  Iriamos nos esconder da inspetora assim que tocasse o sinal (esta sirene ainda esta no mesmo lugar, onde hoje esta o banheiros de deficiente, próximo a biblioteca, ela fica presa logo acima da porta).
 Então decidimos alegrar, pelo menos para nós, o dia.       Resolvemos no esconder no barranco que havia nos fundos da escola, onde hoje é o parque, lembro que a única forma que encontrei de não ser pego pela inspetora era quebrar um galho de árvore e ficar agachado no barranco com o galho a frente do corpo.
  Ri muito pois todos os meus colegas haviam sido pegos e eu não. Porém quando havia perdido a graça pois estava sozinho, resolvi aparecer na sala de aula. A professora me mandou ir para a diretoria, lá na sala da diretora levei uma bronca enorme pois todos estavam preocupados comigo.
 Ganhei um baita bilhetão da professora para a minha mãe, fora que cheguei em casa todo sujo de terra e minha avó ainda me deu uns tapas por ter aprontado, minha mãe me pôs de castigo, sem vídeo-game por um bom tempo.
 Segue junto com essa "travessura" o meu caderno na época da primeira série e uma foto tirada no mesmo período.
 Naquele tempo íamos para a primeira série lendo e escrevendo, pois aprendíamos nos jadins I, II e III. Hoje equivale apenas a 1ª série."
 
Caderno da 1ª Série - 1993

                   
                    Danilo

Danilo Lopes, 29 anos, casado, pai do Júlio Bernardi Lopes, aluno da Prof.ª Alexandra, 2º inicial.
Júlio

"Eu Maria da Conceição Silva Barreto, tenho 39 anos, moro em São Bernardo à 20 anos. E quando cheguei aqui de Natal, Rio Grande do Norte, no ano de 1994, estudei nesta escola maravilhosa! E.E. Mário Martins de Almeida, nos anos de 1995 e 1996. Meus professores eram muito legais, eu tinha uma ótima professora de português, que se chama Vilma, com ela aprendi muitas coisas, e tenho contato até hoje. Os demais professores não vi mais.
Hoje sou casada, com Eduardo Ladeira Barreto, ele também estudava no Mário Martins e hoje temos um filho de 10 anos, que se chama Henrick Silva Barreto, que estuda nesta escola, com a professora Jamile. 
Quero dizer que é uma escola muito boa.
Obrigada a todos!
Parabéns Mário Martins de Almeida pelos seus 50 anos! 
Abraço!"
Conceição e Eduardo


"Meu irmão me informou sobre o vídeo de homenagem à escola e sobre minha foto lá.
Fiquei muito feliz e lisonjeada por aparecer, afinal esta foi e sempre será minha escola predileta!
Obrigada mais uma vez pela foto, mesmo sendo coincidência, fiquei muito feliz!
Aproveitando, gostaria de pedir um favor; no meu último ano na escola, colocaram a sala de informática, onde havia jogos educativos muitos bons. 
O primeiro era de um esqueleto, deveríamos cuidar dele (comida, banho, brincar) e asso, aprender sobre o corpo humano.
Já o segundo, era sobre crianças que se encontravam em uma ilha e tinham que passar por fases e ganhar chaves, pra no fim chegar ao vulcão e vencer (lembro até que havia dragões, e muitas armas eram coisas comuns, como frutas e pedras, se não me engano). O foco do jogo era a Matemática, porém acredito que daria para mudar a matéria do jogo."

Ananda Martins, 19 anos, irmã do aluno João do 3º inicial C, Prof.ª Ana Lúcia. Foto de 2003.







 "Felipe 
Marchezini
 Barbosa
 estudou na escola de 2005 à 2008,
 é irmão da Gabriela Marchezini Barbosa que hoje é aluna da professora Cristina, do 2°inicial D.
Uma escola excelente!!!!
Felipe declara que foi a melhor escola que teve,  com os projetos que ele participava de montar e criar percebeu que tinha uma adoração em montar!

Hoje com 16 anos de idade faz SENAI trabalha desde os 14 anos numa empresa de ferramentaria e faz peças de todos os tipos!



Agradeço a vocês tudo!"

Patricia Marchezini Barbosa, mãe do Felipe e da Gabriela 

"Olá! Feliz pelos 50 anos da escola!!!Estudei no querido “Marião” de 1983 a 1990. Inesquecíveis experiências! Escola reconhecida desde então pela sua qualidade, teve um importante papel na minha formação pessoal e profissional.
Saudades de muita gente e de muitos lugares da escola! O pé de amora que adorávamos “furtar” as frutinhas, tão doces. As festas juninas, com as quadrilhas que tanto participei. A cantina, onde adorava a mini pizza e o casal (o tio e a tia da cantina) que infelizmente não me lembro mais o nome... As merendas, a Samira, inspetora da época, da qual todos tinham medo! Kkkkkk. Professores inesquecíveis: Vera Maria (Matemática), Marisa (Português), Suely (Artes), Maria Inês (1ª série - na foto), Flora (2ª série – já falecida), Kremilda (3º ano) e a querida Maria do Carmo (4ª série - na foto), dentre tantos outros!
Guardo todos os momentos na memória! Mário Martins, continue sendo protagonista daqueles que vivem esta experiência estudantil junto com você!"
Renata (Pinto de Carvalho)
Ex-aluna de 1983 a 1990



"Fui Agente de Biblioteca e Arquivo na BEI da escola por 3 anos e meio, de abril de 2010 à outubro de 2013,
 um espaço 
privilegiado em estrutura,  processos e, 
principalmente, pelos seus frequentadores. 
As oportunidades de parceria que tive com os professores e
funcionários dessa escola me proporcionaram um 
enriquecimento profissional, cultural e humano.
A motivação, as vivências e produções dos alunos da escola serão sempre motivação para se amar cada vez mais a Educação, mesmo para aqueles que tiveram que ir para longe... Saudades!!"




Ana Carolina Moro (Ana da BEI)



"Estudei nesta escola do Jardim I até a 8ª série, de 1970 à 1980, no período da manhã e leciono nesta unidade escolar desde 1994. Minha primeira professora foi a Neuci, no Jardim I e Jardim II, minha sala de aula era onde é a biblioteca hoje, aliás este espaço já foi sala de aula, laboratório de Ciências, onde as crianças adoravam ver os "bichos" no formol, depois foi 
metade sala dos professores e metade biblioteca e finalmente a 
nossa Biblioteca Escolar Interativa.
A escola não tinha quadra e nem o segundo prédio, havia dois bancos de concreto  meia lua, onde hoje é a quadra, as crianças lanchavam neste lugar e meu lanche preferido era pão com doce de abóbora e coco. As minhas melhores lembranças são das festas juninas, lotadas e fantásticas e a Fanfarra que desfilava junto com todos os alunos da escola na Rua Marechal Deodoro, no aniversário de São Bernardo do Campo em 20 de agosto e no feriado de  sete de setembro, dia da Independência do Brasil." 


Depoimento da Profª Ana Lúcia Fioravanti, que atualmente encontra-se aposentada, as fotos foram tiradas em sua formatura no Jardim da Infância que ocorreu na quadra da Associação dos Funcionários Públicos de S.B.C.


“Foi uma das melhores escolas que trabalhei se não a melhor! Foi uma escola onde sentia muita sinceridade de todos os funcionários e gestão. Trabalhei em várias escolas, mais ou menos 12 escolas e essa foi a que eu nunca esqueci. Escola de crianças excelentes!!!”

Rosa Santiago – Merendeira – 1996 e 1997









Carta de um pai

SBC, 21/12/2012


Aos colaboradores da escola "EMEB Mário Martins de Almeida"
    A todos que fizeram nossa filha e todas as crianças que por ai passaram a crer num horizonte mais bonito, além de cada montanha.
    A todos a nossa mais humilde homenagem.
    Aos colaboradores da limpeza (maravilhosos)
    Aos colaboradores da cozinha (fantásticos)
    Aos inspetores (perfeitos)
    A todos da secretaria (atenciosos)
    As coordenadoras (gracinhas)
    A diretoria (parabéns)
    A todas professoras pela nobre disciplina e compreensão.
    A PAPE Claudia (avanço)
    A prof. Márcia por ter a colocado de pé.
    A prof. Rosa por ter a ensinado a andar.
    A prof. Jamile por ter a ensinado a correr.
    A prof. Marilene por ter a ensinado a voar, por mostrar novos rumos e caminhos.
    A ela por ter dado essa chance, nosso carinho especial.
    "A todos que nos viram; além dos olhos materiais."
   Que estas palavras que saem do fundo de nossas almas, sirva para alegrar vossas vidas e que elas represente gratidão pelas formas diversas que tiveram de expressar carinho com todas as crianças, algumas de vocês mais tímidas se manifestaram simplesmente com um belo olhar, outras mais extrovertidas tentaram alegra-los com brincadeiras e outras mais reservadas com uma palavra séria, porém tudo com carinho.
   Tenho certeza que com toda bondade que vocês tiveram e tem, Deus estará olhando por vocês continuamente lá de cima.
    Obrigado por tudo, vocês sempre farão parte de nossas orações.
    Deus os abençoe em tudo e por tudo. Só vocês fazem com que esta escola seja uma das melhores da região.
   Ao prefeito Luiz Marinho siga em frente não se esquecendo nunca desses brilhantes profissionais da educação sem eles o amanhã já não existe.
   Boas férias, um Feliz Natal, um 2013 melhor para todos, para a (Educação) em todos os sentidos.
Obrigado pela atenção.
Pai da aluna Qéren-Vitória -  Magnum Alexandre
 mãe - Emilce



Comentários

  1. Meu Nome é Odaliz e estudei no Colégio Mário Martins entre 1974 e 19... (M.M.D.C). Me lembro com muito carinho de grandes mestres e amigos. Professoras: Iuná, Flora, Ruth, Cátia... Diretor Orlando. Amigos: Edmilsom, Heloisa, Rogério (Nica), Zandoná, Tanaka, Cida, Lindalva, Lúcia... Foi sem duvidas os melhores momentos da minha infância. Morei na rua progresso muitos anos. Saudades dos bons Momentos, gostaria de noticias da turma deste tempo: meu Whats é 55 999028542 Moro em Santa Maria - RS

    ResponderExcluir
  2. Estou na foto 36 na quarta fileira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostaríamos de saber sua opinião, deixe seu recado, clique em postar um comentário!