A TOCHA OLÍMPICA



REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA

CELEBRAÇÃO
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E VEJA AS DATAS E AS CIDADES QUE A TOCHA OLÍMPICA PASSARÁ.




CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO E SAIBA MAIS SOBRE O DESIGN, A HISTÓRIA DA TOCHA OLÍMPICA E OS DETALHES SOBRE O EVENTO.






A TOCHA OLÍMPICA JÁ CHEGOU NA E.M.E.B. MÁRIO MARTINS DE ALMEIDA!


  Durante uma das aulas sobre assuntos referentes as Olimpíadas Rio 2016, que é o tema do projeto coletivo da escola nesse semestre, surgiram vários questionamentos referente a tocha olímpica. O que será que significa? Qual será sua história? Onde será que surgiu?Quem conduz a tocha? Então propus aos alunos que pesquisassem junto com a família alguns assuntos referentes ao tema.


 No dia seguinte iniciamos a aula com uma uma roda de comentários onde trocamos informações e descobrimos vários assuntos referente a tocha olímpica. 

  Logo depois socializei com as crianças algumas curiosidades como os modelos de tochas antigas, informações sobre os revezamento de condutores, locais em que a tocha vai passar e mostrei à eles uma imagem sobre a tocha das olimpíadas Rio 2016. As crianças se interessaram em reproduzir a imagem da tocha, então decidimos expor o que aprendemos e os desenhos no painel externo da nossa sala. Depois produzimos coletivamente nossa Tocha Rio 2016. Confiram abaixo as imagens desses momentos e os textos que discutimos.

Prof.ª Érica, 1º inicial F.
















FIQUE ATENTO...


A TOCHA OLÍMPICA

PASSARÁ POR SÃO BERNARDO DO CAMPO


 O Estado de São Paulo receberá a tocha no dia 27 de junho, em Presidente Prudente, e se despedirá dela no dia 27 de julho, em Ubatuba. São Bernardo do Campo está entre as cidades escolhidas para receber o símbolo olímpico no dia 23 de julho (sábado). O município também terá o privilégio de passar a noite com a tocha, chance que será concedida a poucas cidades. No dia 24 a tocha parte para São Paulo. Não há informações quanto à previsão de horário de chegada e partida dos municípios que farão parte da rota, mas provavelmente o grande símbolo olímpico chegará em São Bernardo no fim da tarde, já que seremos a quarta e última cidade a receber a tocha nesse dia, para abriga-la durante a noite.


BREVE HISTÓRIA DA TOCHA OLÍMPICA
 O Fogo Olímpico, também intitulado de Tocha das Olimpíadas, é um dos mais importantes símbolos relacionado às Olimpíadas. A Tocha comemora o roubo feito do fogo de Zeus, o deus grego, feito através de Prometeus, e sua origem remonta a Grécia Antiga, na qual era conservado durante toda a celebração dos Jogos Olímpicos Antigos.
 A Tocha Olímpica, que possui uma essência bastante antiga, voltou a fazer parte dos Jogos Olímpicos apenas em 1928, e, desde então, passou a fazer parte das Olimpíadas atuais . Já o percurso feito pela tocha foi trazido para os Jogos Olímpicos em 1936, mais precisamente nos de Berlim.
 Nos dias atuais, o fogo Olímpico tem sua chama acesa muitos meses antes dos jogos, sendo isso feito em Olímpia, na Grécia, no local original dos Jogos Olímpicos Antigos. No momento, onde mulheres, que fazem a representação das sacerdotisas, encenam uma cerimônia onde a tocha é acesa por meio dos raios solares concentrados através de um espelho.
 O processo de revezamento que deve ser feito com a Tocha Olímpica acaba somente no dia anterior à cerimônia inaugural das Olimpíadas. O último representante que leva o fogo é, por meio da tradição, mantida em sigilo até o momento final e, quase sempre, é uma das celebridades esportivas do país que recebe as Olimpíadas. A pessoa faz uma breve corrida até a pira, que está disposta no lugar mais alto de uma escadaria, na qual é acesa. Após esse episódio, o fogo da Olimpíada arde na pira até o momento de ser extinto na cerimônia que encerra os Jogos Olímpicos.


TOCHA OLÍMPICA RIO 2016
 A tocha Rio 2016 é feita de alumínio reciclado, cheia de cores, dando referências às belezas culturais e naturais do país. O amarelo vai representar o sol e o ouro; o verde as montanhas, morros e vales, azul os mares e os rios. A tocha ainda remete ao tradicional e famoso calçadão de Copacabana.
 A Tocha Olímpica é um importante símbolo na história dos jogos. Representa a paz, a união e a amizade entre os povos, e sua condução tem por objetivo levar a mensagem olímpica, de promoção da paz em lugar de conflitos. Tradicionalmente, o nome da última pessoa a levar a tocha até a Pira Olímpica na cerimônia de abertura no Maracanã, no Rio de Janeiro, é mantido em segredo. Em geral, a pessoa escolhida é alguma celebridade esportiva do país anfitrião. 
Números do revezamento:
-100 dias antes dos jogos olímpicos Rio 2016
-20 mil Km percorridos por terra
-16 mil Km percorridos de avião
-26 Estados e o Distrito Federal
-329 cidades, incluindo todas as capitais
-12 mil condutores
Os condutores são ex-atletas, esportistas, personalidades, celebridades e pessoas com histórias de vida inspiradoras


Pesquisa realizada pela Prof.ª Érica
Fontes Consultadas:

Comentários

Postar um comentário

Gostaríamos de saber sua opinião, deixe seu recado, clique em postar um comentário!